Hoje em dia uma imagem vale mais do que mil palavras. Quando é genuína e relevante, vai além da visão e se aprofunda em seus sentidos – é o tipo de imagem que vale um milhão.

Conheça os 4 princípios do uso de imagens na comunicação:
1. Autenticidade
2. Sensações
3. Arquétipos
4. Relevância

1. Autenticidade

Na era do “selfie”, as pessoas querem algo que converse com elas pessoalmente. Querem o imprevisível, mas familiar, ao mesmo tempo. Elas querem momentos reais e espontâneos da vida cotidiana.
Autenticidade significa fazer a escolha certa para o seu público. O que a autenticidade pode fazer por sua marca?

Dicas essenciais:

> Adapte o UGC (conteúdo gerado por usuários) para destacar os “super fãs” e proporcionar uma experiência de marca autêntica.
> Sempre que possível – evite modelos profissionais. Como você pode incorporar mais as pessoas comuns em sua comunicação? O seu público consegue imaginar seu cotidiano dentro de sua marca?
> Emoções reais brilham através de imagens – escolha com sabedoria.

2. Sensações

Quanto mais sentidos uma imagem é capaz de estimular, mais atenção ela recebe e mais informações são absorvidas. Nossas mentes contém uma biblioteca visual sem fim, que influencia tudo o que vemos e como o vemos. Uma exposição abrangente e visceral estimula as memórias, sensações e experiências passadas do espectador e constrói fortes conexões no cérebro.

Dicas essenciais:

> Crie uma experiência sensorial em suas imagens realçando detalhes e imperfeições, assim como grandes paisagens as quais o espectador possa se perder – considere o micro e o macro em sua comunicação.
> Diferentes texturas visuais podem criar um contexto acalorado e convidativo – planeje para incorporar elementos naturais e diferentes materiais para criar uma sensação tátil. Texturas de madeira ou grama justapostos com itens industriais e tecnológicos, criam visuais complexos e interessantes.
> Experimente com iluminação e momentos na natureza para evocar respostas emocionais enraizadas na experiência humana. Um foco de luz ou um nascer de sol podem aumentar as emoções.

3. Arquétipos

Os arquétipos de “branding” mais relevantes são, por exemplo: o carinhoso, o amante, o fora da lei, o criativo, o herói, o mágico e o inocente, dentre outros. Estes têm evoluído a partir de um conjunto tradicional de personagens clássicos e histórias que ainda são poderosas hoje e que podem ser usadas como fonte de inspiração para a construção de fortes estratégias de comunicação.

Carl Jung, o primeiro a explorar e definir arquétipos, acreditava que todas as idéias mais influentes da humanidade se resumiam a esses traços de caráter, que nos permitem usar nossos sentidos para facilitar o reconhecimento e as conexões sociais.

Dê ao seu público algo que possam se identificar para que as conexões se formem. Ver uma parte de si mesmo ou algo familiar em uma comunicação é o primeiro passo para evocar emoção, que, por sua vez, é o primeiro estímulo para a mudança comportamental.

Dicas essenciais:

> Crie uma persona inspiracional para a sua marca – vá além da demografia e pense sobre conexões emocionais.
> Quais arquétipos encorporam o seu público? Ele é do tipo aventureiro e têm a mente aberta? O que os motiva e impulsiona – e como sua marca pode ajudá-los a atingir suas metas?
> Quais são as principais emoções que mexem com seu público – e quais imagens identificam esses sentimentos?

4. Relevância

Estamos vivendo em uma das épocas mais emocionantes da história e nada nos lembra mais disso do que uma poderosa comunicação visual. Esta é uma época de globalização, revolução e de novos ideais. A relevância Cultural está na cabeça e na boca de todos. Por isso é vital se manter no topo do jogo, à frente da multidão, oferecendo conteúdo localizado em tempo real.

Guie o seu público para o futuro através de imagens realistas, que reflitam a face das mudanças do mundo de hoje.

Novas visões e realidades estão constantemente emergindo – novos tipos de pessoas, novos tipos de famílias, novos tipos de sociedades. Todos os tipos de corpos, todos os tipos de pele. Todos os tipos de pessoas em constante evolução para algo melhor e mais brilhante. Sendo uma marca, é sua a responsabilidade de tomar uma posição. Fique do lado do progresso.

> Dê preferência a imagens fortes, assuma riscos, teste os limites da aceitação cultural.
> Esteja “no momento” – uma imagem pode não durar para sempre, mas é capaz de evocar emoção real e impacto.
> Quais aspectos visuais podem refletir uma cultura em transição? Quais são os “talismãs da mudança” neste exato momento?

Fonte: estudo feito por NewsCred + Getty Images

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