1. Assumir riscos
Componente chave para qualquer pessoa inovadora. Esta é a capacidade de “dobrar-mas-não-quebrar” as chamadas regras e convenções, sem necessariamente por tudo a perder. O inovador busca equilibrar a prudência com o desrespeito pela “maneira de fazer as coisas” estabelecida. Tal como acontece com qualquer atributo, moderação é essencial. Enquanto uma inclinação para grandes riscos pode levar a inovações, isto também pode falhar espetacularmente, resultando em graves (se não fatais) consequências.
2. Iniciativa
Vem da auto-motivação e pronta execução. Característica não só de inovadores, mas também de empreendedores corporativos. Inovações transformadoras geralmente são impulsionadas por aqueles que não necessitam de aprovação completa das organizações ou de seus superiores. Claro que, se a organização apoiar e financiar inovações, os resultados serão mais frequentes.
3. Criatividade
É a capacidade de ver os fatos sob novas perspectivas. Isto se manifesta através do uso dos cinco sentidos, combinados com a imaginação. Dos cinco itens que compõem este artigo, este é o mais relevante. Faça um desafio: experimente descobrir novas maneiras de se usar um objeto qualquer, sem se submeter ao realismo, legalidade ou convenções.
4. Desenvoltura
Capacidade de usar tudo o que está disponível para alcançar uma meta. Podemos até chamar esse atributo de “MacGyver” (famoso seriado dos anos 1980). De certa forma, isto é a tradução corporativa de “quando a vida lhe der limões, faça uma limonada”. Persistência perante os contratempos também está incluída aqui. Muitas vezes a ‘peça que falta ao quebra-cabeças’ está diretamente à nossa frente – só precisamos enxergá-la.
5. Atitude
Atributo muitas vezes negligenciado, tanto para se recuperar de falhas quanto para não permitir que retrocessos, conflitos de personalidade ou recursos reduzidos, atrapalhem a conquista do objetivo final. Mais do que um simples subconjunto de recursos, manter uma atitude positiva, mesmo em face da adversidade, é uma capacidade essencial do inovador. E, embora seja possível inovar com uma atitude fraca, é muito mais provável que um projeto fique todo enroscado no emaranhado da falta de positividade.