Descubra abaixo se a sua empresa está no caminho certo para a inovação.
1. Espaço para experimentar.
A inovação não é uma linha reta. Apenas alguns projetos alcançam o sucesso. Uma empresa inovadora deve abrir espaço para a experimentação. As pessoas podem explorar idéias inspiradoras com os custos garantidos, mesmo quando não há um negócio real à vista. O funcionário é encorajado a ir além do que é óbvio.
2. As idéias vêm de muitos.
Boas idéias em empresas inovadoras vêm de um grande número de pessoas. Não só de alguns marqueteiros ou engenheiros de produtos/desenvolvimento. A inovação é importante demais para que apenas algumas pessoas cuidem dela. Em uma empresa inovadora, as pessoas se sentem à vontade para sugerir idéias e são levadas a sério. Há todo um processo para estimular as novas idéias.
3. O tempo de lançamento é curto.
O desenvolvimento de um novo conceito de mercado leva 18 meses para serviços e 36 meses para novos produtos. Empresas inovadoras conseguem isso em menos tempo, pois se concentram na realização dos novos conceitos.
4. A Inovação deve aumentar as vendas.
Não se trata de inovar, por si só. Inovar o portfólio de produtos e serviços deve aumentar o volume de negócios e gerar rendimentos através da abertura de novos mercados, aplicações ou grupos de clientes.
5. Sensação “uau!” do cliente.
Empresas inovadoras criam produtos ou serviços que geram uma sensação “uau!” em seus clientes. O potencial de criar sensações “uau!” aumenta conforme a empresa cria novos conceitos que resolvem verdadeiros problemas ou realizam os sonhos dos clientes.
Considerando esses cinco argumentos, você diria que a sua empresa é inovadora?
Inspirado em artigo de Gijs van Wulfen