Vivemos em um mundo desordenado e confuso! As cidades são desordenadas, o capitalismo é desordenado e assim é a nossa mente. “Muito há fazer em muito pouco tempo…” se tornou um fenômeno universal, criando estresse praticamente na vida de todos. Mesmo quando se está de licença do trabalho, a mente fica sem descanso. Do momento em que se acorda até a hora de dormir, a mente está sempre trabalhando – seja em algo completamente inútil ou algo muito importante.

Como é quase impossível reduzir a carga de trabalho e conseguir mais tempo, a opção que resta é aumentar o nível de energia dentro de nós. Quando temos energia e entusiasmo suficiente, somos capazes de lidar com qualquer desafio.

A Energia do Silêncio

Mas, como aumentar a energia? Meditação, yoga e pranayama fazem exatamente isso. Todos conduzem a um espaço de silêncio, carregado de energia.

O silêncio interior é a mãe de toda a criatividade, a fonte da intuição. É na zona de silêncio que grandes descobertas científicas foram feitas, invenções pioneiras criadas. Nele, poemas e melodias maravilhosas surgiram.

Não se trata apenas de fechar a boca

Silêncio não é manter a boca fechada. É a retirada dos sentidos de atividades externas e imersão em si mesmo. Não envolver a mente em qualquer um dos cinco sentidos traz a quietude interior e isto leva a um estado de pleno contentamento.

Uma ferramenta de cura

As virtudes do silêncio são incontáveis. Fonte de iluminação, pode resolver muitos dos problemas que enfrentamos no cotidiano.

O objetivo de todas as respostas é o silêncio. Se uma resposta não silenciar a mente, não é uma resposta. O silêncio torna os pensamentos mais coerentes, mais inteligentes. Uma pessoa que não pratica o silêncio não consegue ser inteligente. Se você quiser fazer sentido, deve buscá-lo no silêncio.

Além de palavras

Todos nós já experimentamos, em um momento ou outro, um fenômeno surpreendente. Seja na comunicação um a um, ou para uma audiência enorme, algo intangível mexe com as pessoas mais do que as palavras. Tentamos racionalizar atribuindo isso ao charme, carisma, presença, linguagem corporal, etc. Sim, todos estes desempenham o seu papel, mas a essência do todo está no silêncio interior.

A comunicação real está além das palavras. Se você está firmemente estabelecido em sua zona de silêncio, se a sua mente está calma, você vai , de repente, descobrir-se capaz de influenciar pessoas, grupos, multidões. O que um único olhar pode transmitir, mil conversas não conseguem.

O som da inteligência

Quando embarcamos profundamente no silêncio, experimentamos uma forma de comunicação sem pensamentos. Este é momento, quando todas as perguntas da mente desaparecem e a grande inteligência interior começa a falar. Se você consegue chegar ao silêncio total e eliminar todos os ruídos da mente, tal inteligência sempre irá revelar a melhor solução, mesmo para os problemas mais críticos.

Medite

Medite e fique em silêncio por curtos períodos de tempo a cada dia. Quando você alcança esse espaço de silêncio através da meditação, você sempre será guiado ao que precisa ser resolvido. O silêncio aumenta a força interior e aguça o intelecto; leva a um estado de espírito feliz e invoca a alegria.

Já é sabido que a quantidade de energia que se obtém na meditação é maior do que a obtida através do sono. Vinte minutos de meditação podem ser iguais a várias horas de bom sono.

O Himalaya Interior

As pessoas muitas vezes acreditam que não se pode ser bem sucedido sem grades quantidades de estresse. Foram levadas a acreditar que não há nirvana sem se abdicar do mundo. O corpo te abandonar é a morte; você abandonar o corpo é a meditação.

É a hora de todos nós aprendermos a arte de abandonar o mundo por alguns minutos, todos os dias, antes que o mundo nos abandone. O efeito rejuvenescedor disso pode nos transformar em melhores “jogadores do mundo”.

Tradução livre do texto de Sri Sri Ravi Shankar

× WhatsApp