O site responsivo configura automaticamente imagens e outros elementos para o tamanho da tela do dispositivo que está sendo usado. Se o seu orçamento é baixo, este tipo de site é ideal, pois todo o investimento pode ser concentrado em um único projeto, ao invés de em múltiplos sites – um para cada aparelho.

1. Experiência Consistente

Com um design responsivo, você pode oferecer aos seus internautas a mesma experiência no celular, desktop ou tablet. Isto proporciona ao seu público uma navegação imersiva, que atende às expectativas. Você também deve considerar o fato de que o internauta não vai usar dispositivos de forma isolada. Talvez eles comecem a ver o seu site em um desktop e depois continuem no smartphone. Oferecer ao seu público uma experiência diferente no desktop e nos demais aparelhos pode gerar frustração, o que torna uma experiência integrada ainda mais essencial.

2. Otimização

Se você criar um site exclusivo para dispositivos móveis, será usada uma URL e código HTML específicos para isso, o que pode causar problemas sob uma perspectiva de SEO (otimização nos sites de buscas) – tanto para divulgação nas redes sociais, como para os resultados das buscas em si, pois o Google deverá rastrear e indexar informações a partir de vários sites.

O Google prefere sites responsivos. Com apenas um website e uma URL fica mais fácil rastrear as páginas e indexá-las nos resultados de pesquisa – ou seja, um site que é responsivo tem mais chance de obter uma classificação melhor.

3. Custo

Um pouco redundante dizer que um único site custa bem menos do que dois ou mais. A manutenção de mais de um site pode ser bastante inconveniente, será necessário garantir que o conteúdo esteja correto e consistente em diferentes locais de publicação (um pesadelo caso o seu site tenha um blog/notícias ativos).

Um site responsivo pode requerer uma boa quantidade de trabalho e recursos no início de sua criação, mas oferece um ROI (retorno de investimento) consideravelmente mais baixo e manutenção mínima – poupando-lhe dinheiro ao longo-prazo.

4. “Usabilidade”

Quando usamos tamanhos de tela menores, o menu de navegação pode frustrar a experiência em um site comum. Embora você possa dar zoom em smartphones, isto torna a experiência frustrante, aumentando a chance do internauta desistir de seu site.

Usuários de celulares tendem a ser mais práticos, portanto facilitar a navegação e os formulários de contato aumenta o potencial de sua audiência. Com um site responsivo, os elementos automaticamente se re-organizam, o layout se adapta e se redimensiona, resultando em uma experiência fluida e suave.

5. Flexibilidade

Com um “design líquido” (que se adapta), você não precisa reajustar diferentes elementos em diferentes sites, quando uma mudança é necessária. Com uma edição rápida de código, você corrige o conteúdo em qualquer dispositivo.

6. Taxas de conversão

Pesquisas comprovam: o seu público prefere sites responsivos. Ao oferecer aos seus usuários uma experiência prática e funcional, com o foco na “usabilidade”, os clientes potenciais ficam mais inclinados a preencher formulários de contato, potencializando as conversões.

Não tema a mobilidade online

O futuro do celular é promissor. Com a maioria das telas ultrapassando 12 cm e velocidades de conexão 4G – aparelhos móveis deixaram de ser um fardo para os web-designers. Não fique intimidado pelo mundo da internet móvel.

Com o design responsivo, você pode assegurar-se de que a sua “audiência móvel” será gratificada com uma experiência rápida e totalmente funcional, equivalente em qualidade e consistência àquela das grandes telas.

Inspirado no artigo de George Linley – Master Webdesigner.

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