Nos dias de hoje, onde o cliente conduz a conversa sobre marcas e a interatividade prospera, top-marketeiros decidiram fazer as marcas liderarem ao invés de apenas gerenciá-las.
Não gerencie, Lidere!
A gestão de marcas foi muito importante quando as regras de mercado foram estabelecidas e repetição era essencial para o sucesso. No entanto, o mercado de hoje é tão mais dinâmico e os consumidores tão mais “sociais” e exigentes, que apenas a gestão da marca passou a ser insuficiente.
Os profissionais de marketing hoje devem ser líderes – pois se a sua marca não está dirigindo a conversa e mudando as regras, você estará sempre um passo atrás de um concorrente mais “antenado”. Liderança é influência, orientação, inovação e a escolha de seguir um caminho único, só seu.
As diferenças entre gestão e liderança ficam mais aparentes nos comportamentos contrastantes dos “tomadores de decisão”:
• O gerente administra; o líder inova
• O gerente replica; o líder é original
• O gerente está focado na estrutura e sistemas; o líder é focado em pessoas
• O gerente depende de comando e controle; o líder inspira confiança
• O gerente pensa a curto prazo; o líder tem visão de longo prazo e perspectiva
• O gerente nivela por baixo; o líder olha o horizonte e a riqueza sustentada
• O gerente investe no status quo; o líder o desafia
Para os profissionais de marketing atingirem o potencial de marca mais elevado no mercado, a gestão, a integridade, autenticidade e a confiança devem estar presente em cada ação. Estas são qualidades inerentes às marcas líderes e fazem parte de seus esforços estratégicos para o fortalecimento de sua presença.
Inspirado no texto de Derrick Daye: especialista em publicidae, branding e promoção de vendas.