O que você ganha ao combinar mala direta, e-mail e telemarketing? Marketing turbinado.
De acordo com um artigo de Business 2 Community, a razão a qual os clientes ficam mais propensos a agir se deve ao fato de sua campanha ter abrangido todos os canais e, desta forma, conseguir fortalecer os links com a sua marca.
O conjunto de ações deste texto já foi testado e comprovado. De qualquer forma, tenha certeza de que você está seguindo uma estratégia bem planejada. É necessário garantir que tudo seja monitorado e respondido na hora certa.
> Primeiro: crie o “barulho” com mala direta. Apesar de não ser uma venda garantida, a mala direta é mais provável de ser aberta do que um e-mail. A razão? Sua empresa pagou para enviá-la, e isso demonstra ao destinatário que você está falando sério. Resultado: listas de mala direta tendem a ser mais efetivas do que as de e-mail.
> Em seguida faça barulho nas redes sociais. É a melhor maneira de espalhar a palavra, além de poder estender a vida de sua campanha.
> Feito isso, você deve enviar e-mails como lembretes (follow up). Não perca de vista o indivíduo – cada um tem as suas motivações e problemas a serem resolvidos.
> O contato pessoal por telefone, por sua vez, deve focar apenas a maior e mais rentável parte de seu público: são as pessoas que não têm tempo para responder imediatamente, geralmente pessoas mais maduras e econômicas.
> Por último, não se esqueça dos dados. É importante que não se sobreponham. Analise tudo com calma e descreva suas conclusões.
Cerca de 90% dos profissionais de marketing usam e-mail em suas campanhas, e destes cerca de 60-70% usam mala direta tradicional e telemarketing em conjunto. Quando combinados, estes três “nutrem” a campanha.
Quando um email é seguido por uma bem desenhada mala direta, que oferece algo de valor, o cliente se sente especial.
Inspirado no texto de Roger Proctor da Proctor + Stevenson