Texto: Jon Evans, colunista da Tech Crunch

Muitas cidades ainda querem ser um centro de Startups, sonhando em se tornar “o novo Vale do Silício.” Mas e no próprio Vale? Aqui, parece que a idade de ouro das Startups já está acabada.

Recém graduados em engenharia e negócios sonham em criar o novo Facebook, o novo Uber, o novo Airbnb. Grandes cidades agora possuem aceleradores de Startup, inspiradas no legendário “Y Combinator” de Paul Graham.

As grandes empresas de hoje são dinossauros artríticos a serem devorados por esses novos mamíferos ágeis e de rápido crescimento com dentes afiados. Certo? Na verdade, não. Essa foi a última década. Vivemos em um mundo novo, que favorece o grande, e não o pequeno. O pêndulo já começou a retroceder. Grandes empresas e executivos, em vez de Startups e empreendedores, serão os donos da próxima década; Os graduados de hoje são muito mais propensos a trabalhar para Mark Zuckerberg do que seguir seus passos.

O boom da web de 1997-2006 nos trouxe Amazon, Facebook, Google, Airbnb, etc., porque a internet era a novidade, e um punhado de crianças em garagens e dormitórios podiam construir um site, criar uns poucos milhões de dólares e servir o mundo inteiro. O boom do smartphone de ~ 2007-2016 nos trouxe Uber, Snap, WhatsApp, Instagram, Twitter, etc., pois era a mesma realidade para os aplicativos de smartphones.

Hoje a internet foi ocupada e colonizada por grandes negócios; Todos já possuem um smartphone e as grandes empresas dominam a App Store; e, acima de tudo, as novas tecnologias de hoje são complicadas, caras e favorecem organizações que já possuem grandes quantidades e capital.

Veja o texto completo em inglês

× WhatsApp