Nos últimos dias o Sebrae realizou a Semana do Empreendedor, com excelentes palestras e workshops. Uma palestra que chamou bastante a atenção foi a ministrada por Renato Meirelles da Locomotiva Pesquisa & Estratégia. Ele fez um retrato atual e surpreendente sobre o consumidor brasileiro e quebrou alguns mitos bastante comuns entre nós. Veja alguns dados:
1. O acesso à internet por Smartphone é praticamente igual tanto na Classe A, quanto nas classes D e E;
2. Apenas cerca de 25% da Classe A possui nível superior;
3. Dentro da mesma Classe Social existem pessoas com perfis completamente diferentes.
Entenda agora um pouco melhor sobre a digitalização nos pequenos negócios. Dados da Locomotiva Pesquisa & Estratégia.
A digitalização impacta positivamente o faturamento médio mensal dos micro e pequenos empreendedores em + 20%
69% dos pequenos empreendedores acessam diariamente a Internet para seus negócios
Principais finalidades do uso da internet no negócio são contato com clientes, divulgação de produtos e contato com fornecedores.
WhatsApp e Facebook são as ferramentas digitais mais utilizadas para o negócio dos empreendedores brasileiros.
O WhatsApp é ainda mais utilizado pelas mulheres e pelos empreendedores negros.