Veja algumas ações e situações que pessoas emocionalmente inteligentes se distanciam, a fim de manter-se calmas, felizes e no controle.

Elas não deixam ninguém sabotar a sua alegria

Se o seu sentimento de prazer e satisfação vem de se comparar aos outros, você não é mais o dono de sua própria felicidade. Quando pessoas emocionalmente inteligentes se sentem bem sobre algo que fizeram, elas não deixam que as opiniões ou realizações dos outros acabem com esse sentimento.

Embora seja impossível desligar suas reações ao que os outros pensam sobre você, não há necessidade em se comparar a eles e a levar suas opiniões tão a sério. Não importa o que as outras pessoas estão pensando ou fazendo, sua auto-estima vem de dentro. Independentemente do que pensam em determinado momento, uma coisa é certa: você nunca é tão bom ou tão ruim quanto dizem que você é.

Elas não se esquecem

Pessoas bem sucedidas são rápidas para perdoar, mas isso não significa que se esquecem. O perdão exige relevar o que aconteceu para que você possa seguir em frente. Isso não significa que você vai dar uma segunda chance a um malfeitor. Os inteligentes não estão dispostos a serem desacelerados, sem necessidade, pelos erros dos outros. Sendo assim, eles relevam o erro rapidamente e se protegem de futuros danos.

Elas não morrem na luta

Pessoas emocionalmente inteligentes sabem o quão importante é viver para lutar outro dia. Durante um conflito, agir por impulso faz você perder o bom senso e entrar no tipo de batalha que pode deixá-lo muito machucado. Quando você aprende a ler e a responder às suas emoções, isto o torna capaz de escolher as suas batalhas com sabedoria e a entrar em conflitos somente quando for a hora certa.

Elas não vivem no passado

O fracasso pode minar sua auto-confiança e abalar a crença em bons resultados de vida no futuro. Na maioria das vezes a falha resulta de assumir riscos ao tentar alcançar algo muito difícil.

Pessoas emocionalmente inteligentes sabem que o sucesso reside em sua capacidade de se levantar perante o fracasso e isso não é possível se permanecerem vivendo no passado. Qualquer coisa que valha a pena conquistar vai exigir que você assuma alguns riscos. Você não pode permitir que o fracasso comprometa a crença em sua capacidade de vencer. Se você vive no passado, é exatamente isso que acontece. Seu passado torna-se o seu presente, impedindo-o de avançar.

Elas não ficam encalhadas em problemas

Onde você foca sua atenção determina o seu estado emocional. Quando você se fixa sobre os problemas que está enfrentando, isso cria e prolonga emoções negativas e estresse, o que sabota seu desempenho. Ao contrário, se você se concentra em ações para melhorar a si mesmo e suas circunstâncias, isso cria um senso de eficácia pessoal que produz emoções positivas e melhora seu desempenho. Pessoas inteligentes não encalham em seus problemas, porque sabem que são mais eficazes quando se concentram em soluções.

Elas evitam pessoas negativas

“Reclamadores” são má notícia, pois se atolam em seus problemas e não conseguem se concentrar em soluções. Esperam que as pessoas participem de sua agonia para que possam sentir-se melhor sobre si mesmos. Os ouvintes, muitas vezes sentem-se pressionados a dar atenção aos queixosos por não quererem serem vistos como insensíveis ou rudes, mas há uma linha tênue entre ser simpático e ser sugado para dentro de uma espiral emocional negativa.

Você pode evitar isso estabelecendo limites e distanciando-se quando necessário. Pense assim: se uma pessoa está fumando, você vai sentar ao lado dela durante toda a tarde e inalar a fumaça por tabela? Provavelmente você vai sair de perto, e deve fazer o mesmo com queixosos. Uma ótima maneira de estabelecer limites é perguntar aos “reclamões” como pretendem corrigir o problema. Eles irão silenciar ou redirecionar a conversa para um sentido produtivo.

Sabem dizer “não” quando necessário

Pesquisa feita na Universidade da Califórnia, em São Francisco, mostrou que quanto maior for a dificuldade que você tem para dizer não, maior a chance de você passar por estresse, esgotamento e até depressão. Dizer não é um grande desafio para a maioria das pessoas. “Não” é uma palavra poderosa que você não deve ter medo de usar.

Quando o certo é dizer “não”, pessoas emocionalmente inteligentes evitam usar frases como “eu não acho que posso” ou “eu não tenho certeza”. Dizer não a um novo compromisso honra seus compromissos existentes e permite que você possa realizá-los com sucesso.

Adaptação do texto de Travis Bradberry, Ph.D

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