Tentando definir “boa comunicação”

Quando você lê, o que te faz ir até o final? O que faz um artigo fixar-se em sua cabeça e outro desaparecer em dois minutos? Alguma mensagem de um líder empresarial já te fez sentar e tomar nota? Se você recebeu uma mensagem convincente, por que ela era boa?

Se você já assistiu a uma apresentação ou palestra que te encantou e te fez sentir mais inteligente e energizado, você sabe a razão?

A resposta
A comunicação é boa quando se conecta com as pessoas. Ao considerar as questões acima, essa é a resposta mais provável. As pessoas querem se conectar entre si e quando a comunicação ajuda a que isso aconteça, ela é boa. Todas as outras coisas, educação, motivação, inspiração fluem a partir desta conexão.

E como criar tal conexão?
Aqui estão cinco maneiras para se conectar com o público.

1. Seja claro sobre o seu propósito.

Informe ao seu público o que você deseja que eles pensem, sintam ou façam como resultado do que você está comunicando. Talvez a audiência não coopere, mas não haverá esperança de fisgá-la se o seu objetivo não for claro.

2. Respeite a audiência.

As pessoas são bombardeadas com mensagens de todos os tipos. Você tem de pensar em sua audiência ou ela te abandona. Prolixo não é igual a substantivo. Desorganização é desrespeitoso, porque torna a sua mensagem mais difícil de entender. E nada enfraquece mais um texto ou apresentação do que a sensação de que o emissor está tentando te enrolar. Parece óbvio, mas dizer a verdade funciona melhor do que o oposto.

3. Esteja consciente sobre a linguagem que você usa.

Os que te ouvem vão te abandonar se a linguagem for imprecisa, não apropriada ou deliberadamente complicada. Se você está realmente determinado a falar sozinho, use linguagem corporativa. Mesmo se você for um expert em linguagem corporativa, fique atento, pois as pessoas “se desconectam” ao ouví-la.

4. Grude no ouvinte.

As histórias são parte intrínseca de nossas vidas. Todos nós contamos alguma e mesmo quando nos comunicamos oficialmente precisamos delas, pois são elas que tornam a informação mais atraente. Não nos lembramos de linguagem técnica, oficial. Lembramos das histórias, especialmente quando nos revelam algo sobre o emissor que nos faz sentir conectados a ele.

5. Seja humano.

As pessoas ficam relutantes em transparecer o lado humano quando se comunicam no mundo corporativo. Quando deixamos o humor, empatia, honestidade e experiência brilhar, é muito mais provável que as pessoas irão se conectar com a mensagem. E é isso que produz uma boa comunicação.

Adaptado de artigo de Laura Scully – Communications Executive

× WhatsApp