Não é possível fazer uma venda a menos que você chame a atenção de seu “prospect”, e você não vai conseguir chamar a atenção, a menos que tenha algo que satisfaça as necessidades dele.
Não se trata apenas de um único cliente. Chamar a atenção pode ter um aspecto social. Se a idéia é ganhar a atenção de muitas pessoas, você tem de encontrar um conjunto comum de necessidades a serem resolvidas.
O que é importante?
Você deve se concentrar no que é mais importante entre você e seus clientes potenciais. Isto ajuda a estabelecer as principais necessidades deles e assim, criar uma proposta de maior valor. Sugerir um problema e depois resolvê-lo de forma demonstrativa, ou criar um anúncio que explica as características de seu produto. Quais necessidades o seu produto pode resolver?
Onde entram as emoções nessa história?
Para chamar a atenção das pessoas é necessário tocá-las emocionalmente. O que emociona os seus compradores? Existe algum elemento (vídeo, áudio, texto) em seu marketing que os atrai mais? Se você optar por algo ousado e surpreendente, identifique o elemento “Uau” e o use em sua comunicação. Não há uma perspectiva impressionante se o seu marketing não sair do comum.
Você controla as expectativas?
Se você sabe o que move os seus clientes potenciais emocionalmente, então você sabe o que os deixa alerta. E quanto mais alertas eles estiverem, maior será o impacto quando você surpreendê-los.
Quando se comunicar?
Em uma reflexão aprofundada você pode pensar que os que estão mais alertas serão os que menos se surpreenderão. Pelo contrário, a surpresa será maior justamente porque estão esperando algo que ainda não conhecem. Por isso a necessidade de controlar e conduzir as expectativas para o momento certo.
É um círculo completo: conhecer as necessidades de seus clientes potenciais que podem ser atendidas por seus produtos / serviços. Aprender sobre essas necessidades e controlar os fatores emocionais a elas ligadas e, através de sua estratégia de marketing, entregar ao target a comunicação mais atraente e surpreendente possível.