O mundo está mudando rapidamente e com ele, o comportamento dos consumidores. Hoje em dia, são eles que possuem o controle da informação e escolhem o conteúdo que desejam ver. De acordo com essa realidade, é necessário ter uma comunicação direta com os nossos clientes, conhecê-los e atraí-los para o nosso negócio. Mas, como chamar a atenção do nosso público sem ser invasivo? O Inbound Marketing tem a resposta.

Também conhecido como marketing de atração, o Inbound Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias focadas nas necessidades e nos desejos dos clientes. No Inbound, é o cliente que busca a empresa e não o contrário.

Etapas do Inbound Marketing

Devemos ter bem claro que para alcançar mais clientes, devemos conquistar e fazer com que as pessoas se apaixonem por nossa marca. Mais do que isso, devemos conduzi-los por um processo, desde a atração até a compra. A metodologia do Inbound Marketing é composta por 5 etapas que são: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Seguindo todas as etapas do Inbound Marketing, é possível atrair potenciais clientes e convertê-los em leads, relacionar-se com eles, fechar uma venda e analisar o processo para aperfeiçoá-lo cada vez mais.

Dentro de cada etapa do processo de Inbound Marketing encontramos algumas ações importantes que vão nos ajudar a cumprir nosso objetivo maior: fazer nosso negócio crescer.

Etapa 1: Atrair

Como seu próprio nome indica, a primeira etapa de Inbound Marketing é atrair as pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço, mas como podemos saber quais consumidores estão procurando pela minha empresa ou serviço? Nessa etapa existem algumas ações que te ajudarão a atrair as pessoas corretas:

Produção de conteúdo

A essência do Inbound Marketing é o conteúdo. Somente através da criação e troca de informações que você vai conseguir alcançar seus clientes; conhecê-los, descobrir seus desejos e necessidades. Fornecendo soluções aos seus problemas, você se tornará um especialista, uma fonte confiável. Você irá atrair as pessoas corretas no tempo certo e de uma forma natural.

O conteúdo da sua estratégia deve estar alinhada com dois aspectos importantes que são a base do Marketing de Conteúdo:

Definir a sua Buyer Persona:

Você deve criar um personagem fictício a partir de informações reais do seu cliente ideal. Onde além de levar em consideração dados como idade, trabalho, hábitos e crenças, você também deve conhecer seus problemas para encontrar uma maneira de ajudá-los.

Processo de compra:

Para ter uma efetiva campanha você deve classificar o nível dos seus leads dentro do processo de compra: conhecimento, consideração e decisão. Você deve saber em qual fase eles se encontram, para assim, conseguir atender suas necessidades da melhor forma possível.

Blog

É onde o seu potencial cliente vai te encontrar. Para isso, é importante que você tenha muita atenção no tipo de conteúdo que é publicado. Lembre-se de que não é apenas publicar informações aleatórias. O blog deve ter uma linha editorial e um calendário de publicações. Não se esqueça de pensar no design e nos detalhes mais técnicos para garantir que sua audiência tenha uma ótima experiência e volte ao blog.

SEO

Otimize o mecanismo de busca orgânico com sua palavra-chave para que mais pessoas possam encontrá-lo nas primeiras posições do Google. Esta ação é essencial para que seu conteúdo possa alcançar quem está procurando. Afinal, não adianta ter conteúdo de excelente qualidade se ninguém mais ler.

Links Patrocinados

Em algumas ocasiões os links patrocinados podem aparecer como uma ótima estratégia para atrair, graças a sua capacidade de segmentar um público específico. É uma forma de atrair visitantes para consumir seu conteúdo e suas ofertas.

Mídias Sociais

A mídia social é um excelente canal que não somente ajuda a atrair visitantes ao seu site, como também o mantém fiel através da divulgação do conteúdo.

Etapa 2: Converter

Uma vez que você conseguiu atrair seu público, você pode começar a pensar sobre a etapa de conversão, onde, em troca de conteúdo valioso e relevante, os visitantes te entregam informações e se tornam leads. Algumas ações para esta etapa são:

Ofertas

Ninguém acha fácil resistir a ofertas, ainda mais quando é oferecido algo que realmente nos interessa. O conteúdo funciona como uma moeda de troca de informação do consumidor. Demonstrações, testes gratuitos e webinars são apenas algumas das ofertas que você pode usar para converter seus visitantes em leads.

Landing Pages

É através das Landings Pages que as personas deixam seus dados para sua empresa. Essa ferramenta é um canal que realiza a troca de informação. Será a partir dela que você conseguirá saber o nome, e-mail, telefone, profissão e toda informação necessária sobre o seu público.

Etapa 3: Relacionar

Na terceira etapa do Inbound Marketing é onde podemos identificar quais são os nossos leads qualificados e podemos saber se estão preparados ou não para continuar o processo de compra. Mostraremos 3 ações para que você se relacione com seus clientes.

E-mail Marketing

Depois de obter as informações do seu lead, preocupe-se com a entrega de conteúdo relevante e de qualidade. A principal característica do e-mail marketing é que a informação é direta. Por isso que personalizar e organizá-la é uma ótima maneira de evitar cair em spam.

Automação de Marketing

A aplicação desta ação dentro de sua estratégia irá ajudá-lo a reduzir o tempo dos processos e torná-los mais eficazes. Com a automação de marketing, você pode realizar diferentes ações, como segmentação de leads e distribuição do mesmo para a equipe de vendas.

Nutrição de Leads

Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é que você pode se comunicar com seus leads de uma maneira quase pessoal, compreendendo seus problemas e fornecendo soluções para cada etapa do processo de compra. A nutrição de leads é uma ação que prepara de forma educativa, seus leads e o aproxima cada vez mais da etapa de compra.

Etapa 4: Vender

Depois de ter atraído e conduzido seus leads por todo o ciclo de compra até chegar ao estágio de venda, o objetivo principal deve ser transformá-lo em seu cliente. Esse é o momento de aproveitar as informações que você tem sobre o seu lead para entrar em contato com ele e realizar a venda ou enviar uma oferta imperdível para que compre em sua loja online.

Etapa 5: Analisar

A quinta e última etapa tem como objetivo principal a análise de todo o processo de Inbound Marketing, com o objetivo de conhecer os resultados das suas estratégias e saber se realmente está trazendo bons resultados para o seu negócio. Existem algumas ferramentas que você pode utilizar para medir os resultados das suas campanhas, como Web Analytics.

O Inbound Marketing é uma estratégia que está mudando a vida das empresas, pois está conseguindo acompanhar e entender as necessidades de seus clientes. Além disso, tem um custo menor do que as estratégias tradicionais. Com esta ferramenta, você pode medir seus resultados, identificar seus pontos fortes e os pontos onde precisa melhorar.

Texto: Maria Alejandra Valois
Fonte: Hostgator

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