Anunciantes e profissionais de marketing usam frequentemente “engajamento e interação” para medir a eficácia de um anúncio. Mas o que realmente significa engajamento? É a taxa de cliques ou o tempo gasto no anúncio? Como é que um anunciante sabe se o seu anúncio realmente captura o interesse do cliente? E como funciona quando o consumidor interage com o conteúdo em diferentes formatos de telas ao longo do dia?

No mundo de hoje, multicanal e multi-telas, definir engajamento é uma tarefa complicada. O engajamento precisa ser medido por canal, por aparelho e pelas necessidades holísticas de cada campanha. Para um mini-jogo interativo, que é parte de um anúncio digital, o engajamento pode ser definido por meio do tempo que uma pessoa ficou jogando, por sua pontuação e pela interatividade feita com as redes sociais. Já para um anúncio de vídeo interativo, o envolvimento pode ser definido através do comportamento durante as visualizações: quanto do vídeo foi visto, quantos replays, etc.

Levando-se em consideração a publicidade interativa, há cinco maneiras para ajudar a definir e melhorar o engajamento gerado pelo anúncio. Isso garante a criação de melhores anúncios e aumento no ROI (retorno de investimento).

1. Remova barreiras à interação com o anúncio
A indústria da propaganda tem experimentado de diferentes formas a interatividade em plataformas móveis, afim de motivar as pessoas a participarem de um anúncio. A melhor maneira, no entanto, é diminuir as barreiras à interação; tornar o anúncio facilmente clicável e eliminar complicações. Quanto mais simples e rápido, melhor.

2. Concentre-se em estímulos criativos e relevantes
Conseguir que o usuário interaja com seu anúncio é um verdadeiro desafio. Atingir isso requer um forte foco em motivação criativa; é necessário ir além de um típico banner animado. É necessário tirar proveito de tudo que a mídia interativa tem a oferecer quando se trata de animações, recursos visuais em 3D e outras experiên-cias que capturam a atenção.

Tenha cautela: os anúncios não devem incomodar, perturbar ou aborrecer o usuário. A sedução criativa precisa oferecer relevância, intriga e beleza. Os gráficos não precisam literalmente saltar da tela, mas devem ser relevantes para o produto ou serviço que está sendo anunciado.

3. Conte histórias
Estudos sobre atenção visual indicam que, assim que o usuário notou o anúncio, você tem cerca de três a cinco segundos para captar a sua atenção. Feito isso, é hora de usar a criatividade focada no engajamento – contar histórias é uma excelente opção para isso.

Contar uma história e estimular a interação com criatividade leva os “espectadores” a participar do anúncio. Os mini-games são um bom exemplo disso: atingem até 22,5 vezes melhor desempenho se comparados aos banners tradicionais. Um jogo, no final das contas, é uma história. O usuário enfrenta um problema, tem a oportunidade de superá-lo e fica gratificado no final.

Uma outra maneira é tornar o conteúdo mais nativo e integrado ao conteúdo original – “camuflado” ao conteúdo existente. O fator mais importante a considerar é que cerca de 40% dos usuários, de acordo com um estudo realizado pela Prestige Marketing, entram de fato em uma experiência publicitária, ou porque foram surpreendidos, ou porque a campanha se assemelha há algo que já estão interessados.

4. Entenda quando o engajamento começa e quando termina
Mini-jogos também oferecem um grande exemplo e metáfora para a compreensão do engajamento. Clicar para participar do jogo, simplesmente começa a experiência, mas certamente não a define.

É o uso sistemático do anúncio que o faz. Jogar um mini-game publicitário até um certo ponto e depois sair é parte da equação, assim como conseguir terminar o jogo, jogá-lo novamente para obter uma melhor pontuação e compartilhar seu desempenho nas redes sociais. Isso significa que os anunciantes precisam aceitar quando o engajamento começa e termina, com base nas necessidades da campanha e entender o caminho criativo ideal ao longo da experiência publicitária para conseguir o envolvimento de maior qualidade.

5. Quantifique o nível de engajamento
É por isso que definir e medir as interações do usuário é fundamental, e a razão pela qual os anúncios interativos precisam ter um monitoramento preciso e pontos de conexão que forneçam pistas para entender a diferença entre o envolvimento mínimo, moderado e completo. Recomendamos que os anunciantes avaliem métricas de engajamento tais quais: o tempo real gasto e as interações. Através de pontos de inspeção em todas as telas, é possível descobrir as áreas de frustração e de desistência do usuário e melhorar a experiência em tempo real.

O envolvimento vai além do tempo gasto, das taxas de click e de conversão. Engajamento é uma maneira de compreender o comportamento do usuário nesta realidade multicanal, multi-tela, de constante mudança e em constante evolução. É um mundo interativo, inteligente e personalizado.

Inspirado no artigo de Sid Bhatt para Direct Marketing News.

× WhatsApp